Equipe

Swiper demo

Chefe do Laboratório

Prof. Juliana Braga Rodrigues Loureiro

Prof. Juliana Braga Rodrigues Loureiro ingressou na UFRJ após 3 anos de trabalho no Departamento Científico do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), no Laboratório de Medição de Dinâmica dos Fluidos. Sendo chefe do laboratório desde julho de 2011, suas áreas de especialização incluem instrumentação e métodos experimentais aplicados à mecânica dos fluidos e modelagem matemática de fluxos turbulentos, monofásicos e multifásicos.

Pesquisadores Associados

Atila Pantaleão Silva Freire

Professor Atila Pantaleão Silva Freire fundou o Laboratório de Mecânica da Turbulência em 1998. Nos últimos anos, suas atividades cresceram continuamente, com ênfase crescente em engenharia ambiental e de petróleo. O Prof. Atila deixou o cargo de chefe do laboratório em 2011 para se dedicar à criação de dois novos laboratórios, o Laboratório de Fluxo Multifásico em Tubulações e o Laboratório de Separadores Compactos.

Dr. Su Jian (desde 1993)

O Dr. Su Jian colaborou com o laboratório por muitos anos. Atualmente é professor do programa de engenharia nuclear da COPPE/UFRJ, o Dr. Su esteve envolvido na grande maioria dos recentes empreendimentos do laboratório. Ele é muito conhecedor na área de mecânica dos fluidos computacional e, por isso, tornou-se uma referência de grande importância para os estudantes. Trabalhando junto com os Professores Gaster e Bradbury, o Dr. Su desenvolveu o primeiro túnel de vento instalado no laboratório. Ele também escreveu o primeiro programa de Anemometria de Fio Quente usado no laboratório.

Dr. Philippe P. M. Menut (1996-1999)

O Dr. Philippe P. M. Menut passou três anos trabalhando no laboratório de 1996 a 1999. Durante esse período, foi financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) pelos primeiros seis meses e depois pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante seu doutorado (dois anos e meio). Enquanto trabalhava no laboratório, o Dr. Menut foi a pessoa responsável pela maior parte do desenvolvimento e construção do túnel de vento de alta turbulência. Ele também foi responsável pela maior parte do desenvolvimento de software para coleta e processamento de dados. O Dr. Menut foi o gerente geral. Supervisionou muitos relatórios e projetos finais de estudantes de engenharia de graduação e ministrou regularmente aulas nos programas de graduação e pós-graduação pelo Departamento de Engenharia Mecânica da COPPE/UFRJ.

Prof. Leslie John Stanley Bradbury (desde 1993)

O Professor Bradbury tem uma longa história de colaboração com o laboratório de Mecânica da Turbulência. Ele foi responsável pelo projeto e construção do primeiro túnel de vento do laboratório e também pela consolidação das técnicas de anemometria de fio quente e sensores de resistividade elétrica. De fato, o Prof. Bradbury projetou e construiu os módulos eletrônicos de condicionamento de sinal dos sinais originados dos sensores de resistividade elétrica. Ele também construiu duas unidades de anemometria de fio quente que estão em operação há mais de cinco anos. Atualmente, ele está pesquisando jatos confinados.

Dr. Alexandre Alho ( desde 2004)

O Dr. Alexandre Alho tem se especializado em CFD (Dinâmica dos Fluidos Computacional) por vários anos. Sua colaboração com o laboratório se intensificou desde 2004 com a criação do Centro de Pesquisa em Turbulência, um projeto iniciado pelo CNPq e Faperj. Recentemente, o Prof. Alho está trabalhando em algumas pesquisas sobre fluxos complexos sujeitos a regiões de extensa separação de fluidos. Alguns tópicos específicos de sua investigação são: o fluxo ao redor do quilha de embarcações de alto desempenho, o fluxo sobre colinas íngremes e o fluxo em jatos confinados.

Visiting lectures

Profs. Narasimha e Gaster
Profs. Narasimha e Gaster at the top of the Sugar Loaf. Rio, 1991.

O Prof. Michael Gaster manteve relações com o Laboratório de Mecânica da Turbulência por muito tempo. Ele foi uma grande influência em todo o processo de criação do laboratório. Desde sua primeira visita ao Brasil em 1989, ele deixou claro que havia a necessidade de um estabelecimento capaz de fornecer suporte para programas científicos e educacionais na área de mecânica experimental dos fluidos. Com isso, foi elaborado um plano detalhado que listava todos os passos e todo o financiamento necessário para construir tal lugar. Este plano foi seguido em seus mínimos detalhes durante os cinco anos seguintes, originando o laboratório que existe hoje. O Professor Gaster visitou o laboratório em cinco ocasiões: 1989 – como um dos professores convidados para o 10º Congresso Brasileiro de Ciências Mecânicas. 1993 – como professor visitante, patrocinado pelo Conselho Nacional de Pesquisa Brasileiro. 1994, 1995, 1996 – como parte do projeto LINK. O Prof. Roddam Narasimha veio ao Brasil em 1991 para ministrar três palestras sobre instabilidade e transição no PEM/COPPE/UFRJ. Na época, visitou a EMBRAER para discutir o projeto de aviões comerciais de médio porte. Patrocinador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Leslie J. S. Bradbury (1993, 1994, 1995, 1997, 1998, 2001)
Profs. Narasimha e Gaster at the top of the Sugar Loaf. Rio, 1991.

A Prof. Leslie J. S. Bradbury veio ao Brasil pela primeira vez em 1994. Sua viagem estava relacionada ao LINK (British Council/CNPq) colaborando com o projeto de pesquisa na área de transição e turbulência que foi realizado de 1994 a 1996. Seu desafio na época era dar às pessoas um grau de compreensão do programa experimental de plumas de bolhas. Naquele momento, o laboratório estava seriamente envolvido com a modelagem e previsão de plumas de bolhas, então foi decidido que um programa experimental sobre o tema deveria ser implementado. Esta implementação usando a técnica de resistividade elétrica em todos os seus aspectos, incluindo software e hardware, foi realizada pelo Prof. Bradbury. Desde então, muitas pesquisas e muitos projetos foram trabalhados e resolvidos usando esta técnica eficaz. A Prof. Bradbury também escreveu um dos softwares de Anemometria de Fio Quente que são constantemente usados no laboratório. A Prof. Bradbury supervisionou a tese do Sr. Jader Riso Barbosa Jr. e participou da Primeira Escola de Transição e Turbulência como palestrante convidada. A importância da Prof. Bradbury para o laboratório nunca deixará de ser relevante. Em suas visitas anuais, ela contribuiu com material de pesquisa em mecânica experimental dos fluidos. Ela também organizou para que parte dos estudantes brasileiros do laboratório fossem para a Universidade de Surrey, durante o verão de 1996, para trabalhar sob a supervisão do Professor Ian Castro em seu laboratório. Quatro estudantes foram diretamente beneficiados por este treinamento.

Viagens ao Brasil:

  • 1994-1996, Colaborou com o projeto de pesquisa LINK sobre transições e turbulência (Patrocinado pelo British Council e CNPq)
  • 1997, Apresentação do VIVA do Sr. Jader Riso Barbosa (patrocinado pela COPPE/UFRJ)
  • 1998, A Primeira Escola de Transições e Turbulências da Primavera (Patrocinada pelo British Council).
  • 2001-Patrocinado pela COPPE e pelo CNPq.
Prof. Robert Antonia (1998)

O Prof. Robert Antonia veio ao Brasil em 1998 para participar da Primeira Escola de Primavera de Transição e Turbulência, que ocorreu no Rio de Janeiro de 21 a 25 de setembro. Ele ministrou duas palestras sobre fluxo sobre superfícies irregulares. Seus patrocinadores foram o Ministério da Educação do Brasil (CAPES/MEC) e a Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Prof. Marcel Lesieur (1998)

O Prof. Marcel Lesieur veio ao Brasil em 1998 para participar da Primeira Escola de Primavera de Transições e Turbulência, realizada no Rio de Janeiro de 21 a 25 de setembro. Ele ministrou duas palestras sobre simulações em grande escala. Patrocinador: Embaixada da França.

Prof William Oliver Criminale (1992, 2002, 2004)

O Prof. William O. Criminale veio ao Brasil pela primeira vez em 1992 para ministrar um curso de doutorado em Instabilidade e Transição no PEM/COPPE/UFRJ. Sua visita foi patrocinada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O curso foi um sucesso. Em sua segunda visita, no ano de 2002, o Prof. Crimnale teve a oportunidade de discutir o estabelecimento de meios mais permanentes de colaboração. Foi dessa iniciativa que nasceu o Centro de Pesquisa em Turbulência. Em 2004, o Prof. Crimnale foi palestrante convidado no 10º Encontro Nacional de Ciências Térmicas, o ENCI.

Henry Garem (2000)

Henry veio ao Brasil em junho de 2000 para ajudar as pessoas envolvidas com técnicas experimentais a melhorarem seu conhecimento na área. Ele estava comprometido em transmitir todo o seu conhecimento aos estudantes, e assim melhorar a qualidade dos experimentos do laboratório. Ele deu dicas valiosas sobre Anemometria de Fio Quente. Patrocinadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Dominique Heitz (2000)

Dominique veio ao Brasil junto com Henry para melhorar as técnicas experimentais na medição de fluxos turbulentos. Ele nos deu muitas dicas importantes sobre como melhorar nossa aquisição de dados da Anemometria de Fio Quente. Seus conselhos em outros aspectos, como a instalação de aparelhos experimentais, também foram de grande importância. Patrocinadores: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Daniel Ewing (2003)

O Dr. Ewing veio ao Brasil para fornecer colaboração científica na abordagem de Anemometria de Fio Quente para investigar jatos confinados. Sua grande experiência na análise deste problema específico foi de extremo valor na construção de um aparelho experimental dedicado à análise deste problema. Ele também participou de várias discussões úteis sobre análise assintótica de camadas limite turbulentas.

Robert Breidenthal (2004)

O Prof. Breidenthal veio ao Brasil para participar do segundo workshop Pronex, um evento que foi realizado em agosto de 2004, em São Pedro da Aldeia. Ele então discursou uma das duas principais palestras dos convidados do evento. Sua presença no Brasil, que durou duas semanas, causou grande impacto em todas as pessoas presentes no evento, e também foi de grande ajuda pelo tempo que passou no laboratório de Mecânica da Turbulência. O Prof. Breidenthal é especialista em fenômenos físicos com aplicações aeronáuticas e geofísicas. Ele também tem feito pesquisas com o laboratório, investigando as propriedades de penetração em fluxos monofásicos e bifásicos.

Marie Farge, Osvaldo Moraes, Patrick Tabeling (2004), Umberto Rizza, Jader Barbosa (2005)

Por dois anos, muitas visitas curtas ajudaram muito o desenvolvimento das pesquisas em andamento no laboratório. Destacamos alguns destes:

  • Marie Farge. A Transformada de Ondelet e a Turbulência Estatística
  • Osvaldo Moraes. Micrometeorologia.
  • Patrick Tabeling. Microssistemas Mecânicos e Eletrônicos.
  • Umberto Rizza. Simulação em larga escala.
  • Jader Barbosa. Escoamentos Multifásicos.
Pesquisadores Colaboradores
Albino José Kalab Leiroz
Carlos A. Capela Moraes
Cesar José Deschamps
Daniel Onofre de Almeida Cruz
Fernando Pereira Duda
Luiz Eduardo Marinho Carneiro
Francesco Scofano Neto
Helcio Rangel Orlande
Jader Riso Barbosa Jr
Jesus Salvador Perez Guerreiro
Luiz Cláudio Gomes Pimentel
Luca Moriconi
Marcelo J Colaço
Ricardo Martins da Silva Rosa
Ricardo Medronho
Renato Cotta
Pesquisadores Colaboradores Internacionais
William O. Criminale
Robert Breidenthal
Edward Sarachik
Dana Dabiri
Fernando T. Pinho
Carlos Pinho
Alexandra Pinto
Daniel Ewing
Chan Ching
Leslie John Stanley Bradbury
Roger Teman
Umberto Rizza
Marie Farge
Kai Scheneider
Patrick Tabeling
Jacques Padet