A geração de novas tecnologias para o aperfeiçoamento de embarcações de um modo geral tem enfatizado nos últimos anos o uso de técnicas ativas e passivas de redução do arrasto. Por exemplo, o uso de estrias longitudinais ("riblets") em embarcaçães esportivas (http://www.nasa.gov/centers/langley/news/factsheets/Riblets.html) é prática corrente há 20 anos. Micro-bolhas e pinturas poliméricas são também bastante utilizadas.
O canal d'água do NIDF/PEM/COPPE/UFRJ foi desenvolvido para este fim, para o estudo de técnicas ativas e passivas de redução do arrasto aplicadas ao projeto de embarcações.
O canal possui seção de testes de 0,6x0,7x12 metros com laterais e fundo transparentes. Sua geometria é flexível, de modo a permitir o ensaio de corpos flutuantes ou imersos, bem como,de sistemas de propulsão.A instrumentação é baseada em velocimetria por imagem de partÃculas (PIV) de alta velocidade e por anemometria laser-Doppler (ALD).
Três técnicas de redução do arrasto serão estudadas, além de procedimentos para o projeto de propulsores.
O projeto se organiza ao redor da rede de cooperação científica e tecnológica, Pronex "Núcleo de Excelência em Turbulência".