Impactos

Impacto Científico:

  • Descrição da iteração entre a estrutura morfológica de uma camada limite turbulenta e padrões de ranhuras longitudinais na parede.
  • Formulação do tratamento de superfícies com ranhuras longitudinais para a especificação de métodos preditivos de redução do arrasto de superfície.
  • Discussão dos mecanismos de redução de arrasto por adição de polímeros na superfície de cascos de embarcações.
  • Discussão dos mecanismos de redução de arrasto através do controle da posição de pontos de separação por escolha de formas geométricas adequadas.
  • Discussão dos mecanismos de redução de arrasto através do controle da posição de pontos de separação por escolha de tipos de superfícies rugosas.
  • Discussão dos mecanismos de redução de arrasto através da injeção de micro-bolhas na superfície.
  • Formulação do processo de interação entre escoamentos deslocados pela forma geométrica de cascos e escoamentos incidentes em propulsores.
  • Discussão das propriedades de escoamentos em propulsores marítimos por velocimetria por imagem das partículas de alta resolução.

Impacto Tecnológico:

  • Desenvolvimento de instalações experimentais de referência para ensaios gerais em engenharia naval.
  • Desenvolvimento de cascos especiais para embarcações com elementos passivos de redução do arrasto.

Impacto Econômico:

  • Redução no consumo de combustível por embarcações pela redução das forças de arrasto de superfície.
  • Desenvolvimento de tecnologia para a construção de cascos otimizados para a redução do arrasto: aumento da competitividade da indústria nacional.

Impacto Social:

  • Formação de profissionais qualificados para o projeto de embarcações otimizadas para a redução do arrasto.
  • Formação de profissionais qualificados em métodos experimentais baseados em técnicas ópticas. Essa é uma forte demanda do mercado nacional.
  • Formação de profissionais especializados em métodos numéricos baseados em mecânica dos fluidos computacional.