1. Home Page
  11. Tunel Climatizado
  12. Contato
  13. English Version

O Laboratório de Mecânica da Turbulência foi inaugurado em Outubro de 1998. Na realidade, as suas atividades começaram alguns anos antes, precisamente em Outubro de 1993, em uma sala pequena do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1998, com a construção do bloco I-2000, o Laboratório conseguiu se instalar com mais conforto.

A construção de todo o interior do Laboratório, incluindo o piso, o forro, as instalação elétrica, móveis e etc., foram financiados por projetos com a indústria e agências do governo.

A motivação para a criação do Laboratório surgiu após a visita ao Brasil dos Professores Michael Gaster e Leslie Bradbury no ano de 1993. Uma vez percebida a falta de tradição em mecânica dos fluidos experimental na Universidade Federal do Rio de Janeiro, fato que prejudicava bastante a formação de engenheiros, tomou-se esse pretexto como força motriz para o estabelecimento de instalações experimentais onde cursos básicos e avançados em tópicos de Mecânica dos fluidos experimental pudessem ser ensinados. Então, sob a tutela dos Professores Gaster e Bradbury e com o auxílio do Dr. Su Jian, um pequeno túnel de vento foi construído cuja instrumentação básica foi, então, baseada na anemometria de fio quente.

Desde então o Laboratório vem sendo naturamente ampliado. Ocupando uma área de 200 m², o Laboratório é único no Estado do Rio de Janeiro. Na realidade, o Laboratório é, hoje, o único no Rio de Janeiro que opera túneis de vento regularmente. O Laboratório ocupa uma posição importante no campo de macânica dos fluidos experimental no Brasil, um campo sem grande tradição

A presença do Laboratório tem sido importante nos congressos organizados pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas. Em particular, a 1ª Escola de Primavera em Transição e Turbulência foi organizada pelo Laboratório.

O Laboratório também tem sido bastante ativo no desenvolvimento de projetos industriais. Grandes projetos com importante companhias brasileiras foram desenvolvidos nos últimos 15 anos. A maturidade científica do Laboratório tem sido comprovada por seu freqüente aparecimento em periódicos científicos com alto fator de impacto. Além disso, o Laboratório é o centro principal de apoio do projeto "Núcleo de Excelência em Turbulência".

O Laboratório tem atraído a atenção de estudantes de graduação e de pós graduação, contribuindo de maneira positiva para a sua formação profissional.