1. Home Page
  2. O Laboratório
  3. Simuladores
  4. Equipe
  5. Projetos
  6. Publicações
  7. Multimídia
  8. Atividades
  9. Seminários Quinzenais
  10. Canal Multipropósito
  11. Tunel Climatizado
  12. Contato
  13. English Version
DESAFIO SOLAR
Carcará vence rali de barcos a energia solar

Carcará, o barco desenvolvido no Laboratório de Mecânica da Turbulência da Coppe venceu o Desafio Solar Brasil, o primeiro rali de barco movido a energia solar realizado no país. O barco pilotado pela aluna de mestrado em Engenharia Mecânica da Coppe, Fernanda Beatriz de Carvalho Cerveira, conquistou o primeiro lugar na categoria monocasco. O segundo lugar na prova ficou com o barco Gabriela, conduzido pelo aluno de mestrado em Engenharia Mecânica da Coppe, Luis de Luca. Carcará e Gabriela foram desenvolvidos pela mesma equipe do laboratório da Coppe, coordenado pelo professor Átila Pantaleão. Ainda na categoria monocasco, o terceiro ficou com a equipe do barco Ipanema - formada por alunos dos departamentos de Engenharia Naval e Mecânica da UFRJ e da UERJ -, que foi conduzido pelo aluno de Engenharia Naval da UFRJ, Thiago Marinho.

Nascida em Natal, a Engenheira Naval Fernanda Beatriz, que foi a única mulher a pilotar um dos barcos na competição, garantiu algumas vantagens a sua equipe: além da experiência em conduzir veleiros, o seu peso, apenas 50 Kg, colaborou para manter a leveza do Carcará, um item importante nesse tipo de competição.

Os dois barcos vencedores na categoria monocasco foram desenvolvidos no Laboratório de Mecânica da Turbulência da Coppe por uma equipe formada por dez estudantes de mestrado e de graduação das áreas de Engenharias Mecânica, Naval e Elétrica, sob a coordenação do professor do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, Átila Pantaleão. Para alcançar este resultado, a equipe do laboratório apostou suas fichas no aumento da eficiência do propulsor, responsável pelo arranque do barco. A estratégia deu certo e os barcos atingiram maior velocidade utilizando pás (hélices) esbeltas e com maior diâmetro. A equipe desenvolveu exclusivamente para participar desta competição um programa de simulação numérica que auxiliou na concepção do projeto de um propulsor com o dobro de eficiência de modelos disponíveis no mercado.

Premiação
O Grito da Vitoria de Beatriz


Texto Adaptado
[fonte Planeta Coppe]